quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Diretoria Regional de Ensino de Samambaia






Quem somos?

A proposta de ação da Diretoria Regional de Ensino de Samambaia, foi elaborada coletivamente com a participação de todos os profissionais da educação que prestam serviços na DRE, com intuito de delinear um plano de trabalho em consonância com os objetivos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, respeitando as peculiaridades da comunidade escolar de Samambaia.


Ao elaborar este documento destacamos três eixos de trabalho previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que comungam com a conduta de gestão da DRE. A flexibilidade, que dá as escolas de Samambaia a possibilidade de organizar o próprio trabalho pedagógico, a avaliação que possibilita o diagnóstico, o acompanhamento e a definição das ações e a liberdade que permite que o pluralismo de idéias e de concepções ampliem as discussões a cerca da educação.


Ao adotarmos estes três eixos reconhecemos na escola um importante espaço educativo e nos profissionais da educação uma competência técnica e política que os habilita a exercer a autonomia garantida pela lei e de conquistar uma autonomia construída na escola.


Quando se fala de autonomia, estamos falando também de espaços de convivência democrática nas escolas pois democracia e educação articulam-se continuamente. A democracia pressupõe a possibilidade de uma vida melhor para todos, também a educação possibilita a melhoria de vida por meio da convivência com os semelhantes e do acesso aos bens culturais. Nesse sentido a democracia e a educação são inseparáveis, voltando-se para a busca individual e social daquilo que queremos ser.


Neste contexto o plano de ação da DRE Samambaia referenda o princípio da gestão democrática do Ensino Público no sentido de assegurar a todos a igualdade de condições para a permanência bem sucedida na escola através de mecanismos que permita tomada de decisões coletivas.










Um comentário:

  1. Dirlene e Claudimary,
    Parabenizo a vocês pelo relevante trabalho desenvolvido na DRESamambaia e também pelo excelente BLOG criado por vocês!
    Abraços
    Ana Lucia - Escola de Gestores - Assistente da Turma F.

    ResponderExcluir